quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Pedro Mamede "Desenhos e Viagens - aspectos banais" no Museu Arqueológico do Carmo

     Na próxima 2ª feira, 4 de Junho, e no âmbito do Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico organizado pelo Museu Arqueológico do Carmo e Eduardo Salavisa, teremos o prazer de receber Pedro Mamede que nos irá apresentar a comunicação “Desenhos e viagens – aspectos banais.”
     A conferência tem início às 18h30, no Museu Arqueológico do Carmo, com entrada gratuita.


Aqui fica uma breve sinopse da comunicação:



“Sendo a viagem o trajecto entre lugares e momentos importantes, o que é feitos dos pequenos lugares, dos monumentos razoáveis, dos espaços incarecterísticos, do banal, do irrelevante, do acessório, do descartável, do indiferente? Também eles têm lugar nos diários gráficos, nas páginas entre as outras dos bons desenhos e dos bons lugares, atrás, à frente, na margem destes.” Pedro Mamede

Contamos com a vossa presença!

Próximas Conferências:

12 Junho – Dilar Pereira – "O caderno de campo na construção do desenho científico".
19 Junho – Eduardo Corte-Real – “Desenho em viagem, ver como humano”
26 Junho  -  José Louro – “O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos.”


quarta-feira, 30 de maio de 2012

"O Sagrado e o Profano" Exposição de Escultura de Rogério Timóteo no Museu Arqueológico do Carmo


É com imenso prazer que anunciamos a inauguração da Exposição de Escultura "O Sagrado e o Profano" de Rogério Timóteo, no Museu Arqueológico do Carmo, no dia 6 de Junho 2012 pelas 19h00. No decorrer do evento o bailarino Luciano Fialho, da companhia de dança de Almada, a convite de Rogério Timóteo irá apresentar a peça “Diferente dos Outros”.


A exposição “O Sagrado e Profano” é constituída por um núcleo de seis esculturas (figuras mitológicas humanizadas) que se elevam nos céus: “Ícaro I”, “Ícaro II “Catedral”, “Guardião I”, “Guardião II” e “Tágide”. As peças desafiam a gravidade e aproximam o espectador do céu, que ao contemplá-las tem necessariamente que orientar o seu campo de visão para as alturas. A mostra pretende, ainda, explanar os limites e domínios da profanação e sacralização, através de peças escultóricas antropomórficas que pela sua estética, materiais e elevação, se situam no limbo dos dois conceitos: sagrado e profano.



Durante o período da exposição, que estará patente até 04 de Julho 2012, o artista realizará um workshop de abordagem à modelação em barro nos Sábados de 9, 23 e 30 de Julho, pelas 16h., não sendo necessário marcação prévia.


Nascido em 1967 e residente em Sintra, Rogério Timóteo desenvolve trabalho individual desde 1989 e conta com 24 exposições individuais e mais de 100 colectivas. A sua obra está representada em colecções particulares em Portugal, Suíça, França, Alemanha, EUA, Inglaterra, Polónia e Espanha. Recentemente, o escultor expôs pela primeira vez em Nova Iorque, cumprindo mais uma etapa na sua carreira.

Contamos com a vossa presença!

Informações: 

Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
213478629/213460473
Segunda a sábado das 10h00 às 19h00
Entrada: €3, 50
Até ao dia 4 de Julho
www.rogeriotimoteo.com







sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - "Sob a influência de John Ruskin. Desenhos de viagem de Le Corbusier à Toscana em 1907." Comunicação de Mário Cabeças

       Na próxima 3ª feira, 29 de Maio, damos continuidade ao Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico desta feita contando com a presença de Mário Cabeças, Licenciado em História, Variante História da Arte; Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro e professor de História da Cultura e das Artes destacado na EPAOE (Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo - Chapitô), que nos irá apresentar a comunicação "Sob a influência de John Ruskin. Desenhos de viagem de Le Corbusier à Toscana em 1907."
       Às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. Entrada gratuita.


Aqui fica uma breve sinopse:


"Em Setembro de 1907, o jovem Charles-Edouard Jeanneret (futuro Le Corbusier) deixa a sua cidade natal La Chaux-de-Fonds (Suiça) para empreender aquela que seria a sua primeira viagem: a viagem a Itália, e em particular à Toscana - uma viagem que se inscrevia na típica tradição educativa oitocentista (“grand tour”), visando complementar a sua formação na Escola de Arte de La Chaux-de-Fonds. Ali, Jeanneret - embebido pelas ideias e ideais do conhecido esteta inglês John Ruskin - elabora esquissos, desenhos, aguarelas… da arte medieval toscana, e em especial de Florença, descurando as expressões artísticas do Renascimento. Os monumentos de Pisa (Campo dei Miracoli…), de Florença (Bargello, Santa Croce, Duomo, Certosa di Ema, Pallazzo Vecchio), de Siena (Piazza del Campo, Catedral)… são apenas algumas das obras que fascinaram Jeanneret."         

Contamos com a vossa presença!

Próximas Conferências:

04 Junho – Pedro Mamede – “Desenhos e viagens – aspectos banais.”
(Esta conferência realiza-se excepcionalmente numa 2ª Feira)
12 Junho – Dilar Pereira – "O caderno de campo na construção do desenho científico".
19 Junho – Eduardo Corte-Real – “Desenho em viagem, ver como humano”
26 Junho  -  José Louro – “O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos.”

sábado, 19 de maio de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico no Museu Arqueológico do Carmo com Guida Casella

     É já na próxima 3ª feira, 22 de Maio 2012, que teremos o prazer de receber Guida Casella, ilustradora, designer e investigadora da área da Comunicação Visual e Ciência, que nos irá apresentar a comunicação Paisagem e Ruína. Desenhadores viajantes do século XIX, inserida no Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico.
     A conferência tem início às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. A entrada é gratuita.
Aqui fica uma pequena sinopse da comunicação.



Paisagem e Ruína. Desenhadores viajantes do século XIX 

"Houve um tempo em que artistas e arqueólogos partilharam o gosto por antiguidades. As paisagens com ruínas aparecem quer nos quadros do romantismo, quer nos sketchbooks dos antiquários. O que  motivou estas duas esferas a procurar nas ruínas o seu objecto de estudo? Quais os seus pontos de vista perante o objecto? O que significou esse olhar sobre a ruína?
Nesta comunicação apresentarei alguns aspectos do desenho do séc XIX. Por um lado, irei analisar o desenho que serve de suporte à conformação da arqueologia como ciência. Por outro, irei expôr a categoria estética do Pituresco, apresentando exemplos onde a sua agenda é posta em prática.
Em ambos os casos obtemos desenhos feitos a partir do natural, e ao ar livre, que podem inspirar os entusiastas pelos cadernos de viagem." Guida Casella

Contamos com a vossa presença!

Próximas Conferências:

 29 Maio – Mário Cabeças – “Sob a influência de John Ruskin. Desenhos da Viagem de Le Corbusier à Toscana em 1907”
04 Junho – Pedro Mamede – “Desenhos e viagens – aspectos banais.”
(Esta conferência realiza-se excepcionalmente numa 2ª Feira)
12 Junho – Dilar Pereira – "O caderno de campo na construção do desenho científico".
19 Junho – Eduardo Corte-Real – “Desenho em viagem, ver como humano”
26 Junho  -  José Louro – “O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos.”